WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 13/08/2020
A imunidade dos idosos!

O sistema imunológico é uma função do corpo profundamente afetada pelo envelhecimento. Envolve a capacidade do paciente em responder a infecções e o desenvolvimento de memória imune a longo prazo, principalmente por meio da vacinação. O declínio da função imune associada à idade nas alterações moleculares, celulares e orgânicas é comum; é um processo onipresente evolucionário.
▫
A imunosenescência (alterações no sistema imunológico que ocorrem com o envelhecimento), o efeito cumulativo do envelhecimento na função imune, afeta praticamente todas as linhagens celulares do sistema imunológico e resulta em alterações nas diversas respostas imunes inatas, aumentando a incidência de distúrbios autoimunes.
▫
A imunosenescência tem profundas consequências clínicas em adultos mais velhos, com risco aumentado de morbimortalidade por doenças infecciosas. Por exemplo, desenvolvem mais frequentemente infecção por tuberculose de reativação e vírus da varicela zoster do que adultos jovens. O envelhecimento do sistema imunológico também contribui para respostas prejudicadas às vacinas contra influenza e outros patógenos.
▫
Reconhecendo o importante papel do sistema imunológico no envelhecimento, é de suma importância entender que, o ritmo de envelhecimento depende da carga genética do indivíduo e da sua rotina.
▫
A mudança física é algo natural com o passar dos anos. Entretanto, é possível cuidar do corpo e da mente e ter a almejada longevidade, para isso, precisamos fazer as melhores escolhas no nosso dia a dia, ter um estilo de vida equilibrado, com uma alimentação adequada, atividades físicas e o sistema imunológico cada vez mais fortalecido.
▫
Exatamente por isso, as consultas regulares com o Geriatra/Gerontologista, bem como, com o Imunologista, não podem ser neglicengiadas.

Aguarde..