WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
Zudaifu

Doutora, eu estou usando ZUDAIFU...

De novo... AUTOMEDICAÇÃO?

A “Pomada Milagrosa” promete entre outras coisas acabar com: “neurodermatite, dermatite alérgica, dermatite solar... tem forte efeito inibitório e pode prevenir infecções de pele”.

É PRECISO TER CUIDADO!

Segundo a propaganda e o apelo, essa pomada é a base de ervas, mas, na realidade, a Agência Inglesa Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde a Zudaifu, contém na sua formulação um corticoide muito potente (clobetasol); que quando usado indiscriminadamente, pode trazer sérios riscos colaterais.

Os cremes com corticoides por vezes são indicados pelo alergista para o tratamento da dermatite atópica, mas, são escolhidos de acordo com a necessidade especifica daquele paciente, pelo tempo correto de uso e a potência correta; com critérios rigorosos de segurança.

Os efeitos colaterais do uso indevido dos corticoides podem ser locais: atrofia, estria, hipopigmentação, acne; ou sistêmicos: supressão adrenal, catarata, glaucoma, déficit de crescimento em crianças.

O uso deve ser criterioso e orientado pelo especialista, pois, dessa forma, é possível evitar e ou minimizar seus efeitos colaterais (se houverem), sendo levado em consideração fatores como a idade do paciente, local a ser administrado, extensão da doença, tipo de preparação, potência, tempo de uso e método de aplicação.

No tratamento da DA, as abordagens são múltiplas, e podem incluir alterações na alimentação, imunoterapia ou imunobiológicos, por exemplo; depende da extensão da doença e características do paciente.

A REGRA É SIMPLES:

NUNCA se deve utilizar um medicamento sem indicação médica, nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa. Além do risco de fazer mal à pele, ele pode alterar as características da doença, dificultando o diagnóstico.

Enfim... Procure o especialista.

Aguarde..