WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/09/2021
Urticária Induzida Aquagênica

A urticária aquagênica trata-se do tipo mais raro de urticária induzida, caracterizada pela reação ao contato com a água independente de sua temperatura.
⠀⁣⠀⠀⠀
Apesar de ainda não haver muita compreensão a respeito de como ocorre esse tipo de urticária, observa-se que a água parece atuar como transportador de um antígeno capaz de ativar os mastócitos.
⠀⁣⠀⠀⠀
As urticas características da condição costumam apresentar-se por volta de 30min após o contato com a água e possuírem cerca de 1-2mm.
⠀⁣⠀⠀⠀
O diagnóstico é feito levando em consideração não só a história clínica, como a exclusão de demais urticárias induzidas de apresentação semelhante.
⠀⁣⠀⠀⠀
A confirmação do diagnóstico é feita através do teste de provocação onde aplica-se uma compressa com água ou soro fisiológico a cerca de 35º. A compressa é colocada no tronco do paciente por 40min ou menos, caso ele manifeste reação antes do período final.
⠀⁣⠀⠀⠀
O teste é considerado positivo se houver desenvolvimento de urticas na área em que foi colocada a compressa em até 10min após a retirada dela.
⠀⁣⠀⠀⠀
No tratamento, além do uso de anti-histamínicos H1 podem ser indicados também o imunobiológico omalizumabe.

Aguarde..