WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 24/08/2021
Urticária Induzida ao Frio

Trata-se do tipo de urticária em que as lesões (urticas e angioedemas) surgem após a exposição ao frio, seja pelo ar ou através de objetos sólidos ou líquidos frios. Elas podem ocorrer por carregar objetos refrigerados, nadar em água gelada e até permanecer em ambiente refrigerado.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
As lesões costumam limitar-se apenas ao local em que houve contato com o frio. Em casos de manifestações generalizadas destacam-se o comprometimento respiratório e anafilaxia.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Os testes de provocação são realizados com o teste do cubo de gelo ou um aparelho com graduação de temperatura, o TempTest. É importante ressaltar que todos os testes devem ser realizados pelo ALERGISTA em ambiente de emergência.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O primeiro é realizado com a aplicação de um cubo de gelo, enrolado em plástico e aplicado no antebraço do paciente por cerca de 5min. A leitura é feita após 10min onde é observada o surgimento de urtica no local da aplicação. Não realize este teste em casa se há suspeita de alergia ao frio, pois podem surgir sintomas graves.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O segundo é realizado com o auxílio do instrumento TempTest que fornece um gradiente de temperatura que varia entre 4ºC e 44°C, o elemento é colocado no antebraço do paciente por 5min e avaliado após 10min da provocação.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No tratamento destaca-se evitar a exposição a possíveis gatilhos como ar condicionado, locais frios, gelo; aquecer quando exposto ao frio, uso de anti-histamínicos de segunda e caso este tratamento não resolva, já existem casos que tiveram benefícios com imunobiológicos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Conhece alguém com alergia ao frio?

Aguarde..