Por Dra. Janaina em 28/05/2021
Urticária

A urticária é uma reação na pele não contagiosa, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas que aparecem e desaparecem e coçam muito. Podem ser acompanhadas de inchaço (angioedema) e algumas pessoas podem ter sensação de ardência e "pinicação" nas lesões. É uma doença de pele frequente: 15% a 20% das pessoas já apresentaram um episódio de urticária na vida!  A URTICÁRIA PODE SER PROVOCADA POR:  Infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos;
 Medicamentos;
 Alimentos, frutos do mar, peixe, frutos secos, ovos, leite, nozes, entre outros;
 Corantes, conservantes, aromatizantes;
 Picadas de insetos;
 Agentes físicos, como frio, calor, pressão e luz;
 Contato com substancias alergênicas
 Doenças (incluindo lúpus, entre outras doenças autoimunes e oncológicas);
 Caspa de animais (principalmente de gatos);
 Verminoses;
 Pólen, poeira, inseticidas;
 Estresse emocional; etc.  SINTOMAS:  Coceira intensa, muitas vezes insuportável e ardor são sinais que podem preceder o aparecimento das pápulas, ou seja, das pequenas elevações brancas ou avermelhados (vergões) e inchaço.  O tamanho das lesões varia muito, pois as lesões podem aparecer isoladas, como picada de insetos ou formando placas gigantes. Aparecem e desapareçam em locais diferentes geralmente sem deixar marcas na pele.  Sintomas como falta de ar e dificuldade para engolir e falar, apesar de raros, são considerados complicações graves tanto da urticária, quanto do angioedema e exigem atendimento médico de urgência.
O Alergista pode solicitar diversos testes para investigar a causa da urticária e possibilitar o tratamento!