WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
TIPOS DE ALERGIA À CAMISINHA

A camisinha é um produto composto por diversos elementos: látex, aromatizante, lubrificantes e, dependendo do modelo, corante e artifícios que dão sensação de quente, frio, etc. Sendo assim, não é certo afirmar que alguém é alérgico à camisinha para todos os componentes.

Existem pessoas alérgicas a certo tipo de lubrificante, outras são alérgicas aos corantes e perfumes utilizados na confecção dos preservativos, e algumas pessoas alérgicas ao látex, sendo portanto necessário identificar o que de fato provoca a reação alérgica.

A alergia a preservativo é dividida em dois tipos, a dermatite de contato e as dermatites ou lesões de reação imediata.

Dermatite de Contato

É aquela que ao ter acesso ao látex provoca coceira, ardor, vermelhidão podendo surgir algumas feridas ou lesões semelhantes a bolinhas vermelhas que coçam, podendo causar dor ou ardor na genitália feminina e masculina.

O desconforto pode ser durante a relação sexual ou ser notado posteriormente ao uso, deixando a área bem avermelhada e dolorida.

Reação Imediata

É o de quadro considerado mais grave (tipo 1), que ao ter contato com o material que causa alergia pode provocar desde uma simples lesão de urticária no local, mas também edema (angioedema) e sintomas sistêmicos para os pacientes mais graves como sintomas respiratórios e raramente até um choque anafilático

 A reação alérgica a preservativo pode acontecer em torno de 5 minutos após o contato com o látex e as feridas causadas pela alergia até 60 minutos após. Sempre procure um médico especialista se algo ocorrer e em casos de sintomas graves procure um hospital, pronto atendimento imediatamente.

 Como o uso de preservativo é altamente recomendável, na suspeita de alergia, deve-se procurar o alergista/imunologista, para ser feito uma avaliação para diagnóstico preciso.

 IMPORTANTE: Já existem no mercado modelos de preservativos feitos de  poliuretano , que podem ser utilizados por pacientes alérgicos ao latéx.

Aguarde..