WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
TESTES PARA URTICÁRIAS INDUZÍVEIS

As urticárias induzíveis constituem um subgrupo de urticárias crônicas e podem ser divididas em urticárias físicas, induzidas por estímulos físicos como: dermografismo, frio, calor, pressão, vibração, luz solar, e outras não físicas mas também induzíveis por água, exercício, contato e colinérgica (por aumento da temperatura corporal).

Geralmente as lesões urticariformes são restritas ao local estimulado, porém alguns casos podem ser difusas.

As urticárias físicas são mais frequentes no adulto jovem e responsáveis por cerca de 20% a 30% de todos os casos de urticária crônica. Raros casos podem evoluir para anafilaxia como no caso da urticária colinérgica e ao frio.

As urticárias físicas têm um profundo impacto sobre qualidade de vida dos pacientes:

  • O dermografismo aparece alguns minutos após a coçadura da pele e a tendência da elevação da pele e vermelhidão é linear seguindo o caminho dos dedos;
  • Na urticária por pressão, o edema aparece nas áreas onde ocorre pressão constante como, cintos, roupas com elásticos, sacolas pesadas;
  • Urticária a frio pode ser grave e potencialmente fatal. Um mergulho em uma piscina fria pode desencadear a urticária e dependendo da extensão levar ao choque anafilático e até a morte;
  • A urticária colinérgica acontece devido ao aumento na temperatura corporal por exercício, chuveiro quente e/ou ansiedade.
  • Urticária solar pode ocorrer em poucos minutos após a exposição ao sol.

Testes para Urticária Física:

URTICÁRIA DE PRESSÃO TARDIA: Na região volar do antebraço é colocada uma bolsa com alça de 3 cm de largura e peso de 4Kg durante 5 minutos. Depois retira-se a bolsa e a interpretação do teste é feita após 15 minutos e principalmente em 6 horas.
 URTICÁRIA AO FRIO: Um cubo de gelo envolto em um plástico é colocado na parte no antebraço do paciente durante 5 minutos. Depois, retira-se o cubo de gelo e a leitura do teste é realizada em 15 minutos.
 URTICÁRIA AO CALOR: Pode ser feito por colocação na pele de um cilindro com temperatura entre 40 a 50 graus Celsius, durante 4-5 minutos. A interpretação do teste é feita minutos após 15 minutos do estímulo.
 URTICÁRIA SOLAR: É feito o fototeste. É um teste de provocação que determina o comprimento de onda responsável pelo aparecimento das lesões. Deve ser realizado em área de pele coberta, utilizando diferentes comprimentos de ondas.
 DERMOGRAFISMO: É feito através de pressão na pele com um material de ponta romba ou por um dermografômetro com pressão de 36g/mm.

Outros testes específicos podem ser realizados para urticária ao exercício, urticária colinérgica e vibratória.

ATENÇÃO: Estes testes não devem ser feitos em casa, pois qualquer um deles tem risco de deflagrar uma reação grave. Somente o alergista poderá executá-los!

Aguarde..