WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
SOU ALÉRGICA A EXERCÍCIOS! O QUE FAZER?

SUA PELE COÇA QUANDO VOCÊ CORRE, ANDA DE BICICLETA OU LEVANTA PESOS?

Quem sente coceira quando faz alguma atividade pode sofrer de uma alergia desencadeada pelo exercício físico.

Existem dois casos em que a atividade física pode desencadear uma resposta alérgica: na urticária colinérgica e na anafilaxia induzida pelo exercício.

Urticária Colinérgica

As erupções na pele são pequenas e ocorrem devido ao aumento de temperatura do corpo. Aparecem entre 2 a 30 minutos depois do exercício físico ou aquecimento passivo (banho quente e sauna).

Podem ocorrer, também, em virtude da transpiração e do suor, tanto em situações de ansiedade, como também durante as atividades físicas.

Anafilaxia Induzida pelo Exercício:

Deve-se dar uma especial atenção a esta que é uma das mais sérias respostas alérgicas ao exercício, embora seja evento raro.

Manifesta-se por coceira generalizada, manchas vermelhas na pele, angioedema (inchaço na camada mais profunda da pele, especialmente nos lábios, mãos, pés, olhos ou região genital), sensação de calor generalizado, sintomas gastrointestinais, sensação de falta de ar e chiado devido a obstrução de vias aéreas, e alterações vasculares, podendo chegar ao choque anafilático.

O quadro clínico surge entre dois e 30 minutos após a realização de exercícios vigorosos, permanecendo por até três horas.

ATENÇÃO: Como com outras alergias, a urticária colinérgica pode variar de mais leve a mais grave, de sintomas como eritematosa, erupções na pele, a uma reação anafilática potencialmente fatal.

Diagnóstico:

A confirmação do diagnóstico pode ser feita com teste de provocação – corrida em esteira por cinco a dez minutos ou bicicleta ergométrica por 30 minutos (desde que monitorado e com equipamento de ressuscitação presente).

Tratamento

O tratamento é voltado para os sintomas e as medidas preventivas são fundamentais, tendo em vista o potencial de perigo que representam os sintomas.

Percebendo os sinais da alergia diminua a intensidade do exercício, se não observar melhorar, interrompa e busque a ajuda de um alergista.

Aguarde..