WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 13/07/2021
Quem tem Rinite tem Sinusite?

“Estou com a rinite atacada”, “Tenho crise de sinusite”, “Minha rinite me dá dor na face” ou “Tenho sinusite direto”, você já disse ou ouviu alguma dessas frases? No consultório elas são muito comuns, diversos são os pacientes que reclamam da rinite com sintomas de sinusite. Vamos entender cada uma delas e sua relação, pois realmente é muito difícil de separar uma da outra!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A rinite é o processo inflamatório da mucosa nasal. Dentre seus sintomas principais estão a coriza, espirros, congestão nasal e gotejamento pós-nasal, mas também podem apresentar cefaleia e tosse. Além da mais conhecida rinite alérgica, ela possui diferentes causas e mecanismos de ação (Confira no perfil o post “Tipo de Rinite” para conhecer cada um). A rinite pode ser também definida entre aguda e crônica conforme a duração dos sintomas, se menos que 10 dias ou mais.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Já a sinusite é definida como a inflamação dos seios da face. Atualmente, prefere-se a denominação rinossinusite, visto que as vias aéreas são juntas, então aí está a explicação de não ser fácil separá-las. O comprometimento ocorre na cavidade nasal e se prolonga para os seios da face (como se fossem cavernas dentro da face). Em geral, costuma ser classificada conforme sua duração (aguda, subaguda, recorrente e crônica) se menos ou mais que 12 semanas e quanto a gravidade (leve, moderada ou grave) dos sintomas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Acontece que o quadro sintomático da Rinite Crônica é muito semelhante ao Rinossinusite apresentando obstrução nasal, secreção espessa e amarelada com mau odor, dor de cabeça com sensação de pressão na face e redução do olfato e/ ou paladar e tosse que piora só deitar.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Os dois quadros precisam de investigação de alergias como desencadeantes, com teste alérgico (prick teste)! Porém, cada doença pode ter sua investigação detalhada específica, como por exemplo, exames de imagem (nasofibroscopia, tomografia) na rinossinusite e investigação de baixa imunidade em quadros de infecção de repetição. Por isso, é importante agendar com o especialista – Alergista, para averiguar corretamente essas causas e correto tratamento.

Aguarde..