WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
QUAIS SÃO OS TESTES PARA DETECTAR ALERGIAS?

UM ENORME NÚMERO DE PESSOAS SOFREM COM ALERGIA E NEM SABEM DISSO. QUAIS SÃO OS TESTES PARA DETECTAR ALERGIAS?

Existem diversas doenças alérgicas, entre as principais alergias estão as respiratórias, alimentares e cutâneas. Para identificar esses casos, além de uma história detalhada (anamnese) com um alergologista, muitas vezes é necessário realizar alguns testes.

Os testes alérgicos são desenvolvidos para fornecer informações o mais específicas possíveis, de forma que seu médico possa identificar qual é substância ou alérgeno que causa a alergia, empregando o tratamento mais adequado em cada caso.

Existem diversos tipos de exame para alergia, alguns são realizados na pele, outros através de coleta de sangue e outros com provocações.

Tipos de Exames para Alergia

TESTE DE CONTATO ou PATCH TESTE: É utilizado para identificar substâncias que causam alergia em contato com a pele, principalmente na dermatite de contato.

Existem diversas baterias a serem utilizadas, como por exemplo, cosméticos, borracha, produtos de higiene pessoal, medicações, esmalte de unhas, perfumes e alimentos.

TESTE CUTÂNEO DE HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA OU TESTE DE PUNTURA OU "PRICK-TEST": Teste realizado na região do antebraço da pele, com uma lanceta aplica-se o alérgeno da substância suspeita. A leitura do resultado é feita após 20 minutos da realização do exame.

Existe diversos grupos de alérgenos que podem ser investigados, como ácaros, pelos de animais, baratas, fungos, penas, pólens, alimentos e insetos.

"PRICK TO PRICK": É uma variação do teste alérgico de puntura, onde o alergista utiliza alimentos naturais, como leite de vaca, verduras frescas e frutas, para realizar o procedimento. Muito utilizado em casos de alergia alimentar ou no caso de alergia a látex.

TESTE INTRADÉRMICO: Este exame é realizado quando uma substância não provoca uma reação no teste de pele, mas se suspeita que exista um alérgeno para essa pessoa.

Uma pequena quantidade da solução de alérgeno é injetada na pele por via intradérmica e após 20 minutos realiza-se a leitura. Pode ser utilizado para os mesmos grupos do teste cutâneo e também na investigação de medicamentos como no caso dos antibióticos.

TESTE AUTÓLOGO: Consiste na retirada de pequena quantidade de sangue do paciente, centrifugado e aplicado via intradérmica na pele do paciente. Este exame tem a finalidade de pesquisar autoimunidade, ou seja, quando o organismo responde contra ele próprio.

PESQUISA DE IGE TOTAL E IGE ESPECÍFICAS: Estes exames são realizados através da coleta de sangue, são indicados na impossibilidade de realização dos testes anteriores ou quando estes não são confiáves.

Esse exame deve ser interpretado pelo alergista/imunologista, pois somente este poderá correlacionar os testes positivos com o quadro clínico.

TESTE DE PROVOCAÇÃO: Nestes testes são usadas as substâncias suspeitas ou alternativas dependendo da linha de investigação.

Utiliza-se uma substância suspeita quando há dúvidas se aquele alimento ou medicação pode desencadear exatamente a reação que se pesquisa e utiliza-se uma substância alternativa quando o diagnóstico já é certo e necessita de outro alimento ou medicamento para uso imediato.

É importantíssimo escolher com cuidado local onde realizará o seu teste e preze pela qualidade do exame. Procure um alergologista/imunologitsta, para assegurar que os resultados sejam precisos.

INVESTIGUE AS CAUSAS DE SUA ALERGIA.

Aguarde..