Por Dra. Janaina em 28/10/2019
PNEUMONIA – SINTOMAS E PREVENÇÃO

PNEUMONIA É UMA DAS INFECÇÕES QUE DISPARA O ALERTA VERMELHO NOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS QUANDO A TEMPERATURA CAI.

Pneumonia é uma doença respiratória causada por vírus, bactérias ou fungos, que afeta todas as faixas etárias, e é uma das principais causas de morte entre crianças pequenas, idosos e pessoas cronicamente doentes.

O paciente nos primeiros dias com pneumonia pode contaminar outros através da respiração ou contato com objetos em comum, principalmente se esta for de causa viral; já na pneumonia bacteriana, após 48horas do início do antibiótico esta não é mais contagiosa.

Sintomas:

Os sintomas de pneumonia podem surgir de forma repentina ou gradual, aparecendo quando o sistema imune está enfraquecido, como acontece após uma gripe ou resfriado que não passa ou que piora ao longo do tempo. Embora existam diferentes tipos de pneumonia, na maior parte dos casos, os sintomas são semelhantes:

• Febre alta;
  • Tosse inicialmente seca e depois cheia;
  • Dor no tórax;
  • Desconforto no peito;
  • Falta de ar;
  • Roncos no peito;
  • Secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada;
  • Sensação de prostração, fadiga ou abatimento físico.

Casos mais avançados podem resultar em toxemia (intoxicação resultante da disseminação de bactérias pela corrente sanguínea), cujos principais sintomas são taquicardia (coração acelerado) e queda repentina de pressão.

Em idosos, pode acontecer ausência de febre e também um quadro de confusão mental, caracterizado por tonturas, dor de cabeça, tremor descontrolado, comportamento agressivo e dificuldade para lembrar informações básicas, como o lugar onde se encontra, por exemplo.

Prevenção:

• Lavar as mãos sempre que assoar o nariz e após uso do banheiro;
  • Lave bem as mãos também antes de comer ou de cozinhar ou mexer com alimentos;
  • Não fume, o fumo deixa o pulmão mais suscetível não somente a pneumonia, mas também a tantas outras doenças como o câncer;
  • Evite mudanças bruscas de temperatura e lugares fechados;
  • Vacine-se corretamente, já existe uma vacina especial para a prevenção de pneumonia!!!

Prevenção para os Bebês:

• Se possível, garanta que seu filho ou filha mame no peito até, pelo menos, os 6 meses de vida. O leite materno tem muitos nutrientes fundamentais para o desenvolvimento e proteção do bebê;
  • Evite fumar perto de crianças, principalmente menores de 3 anos, que ainda estão em fase de desenvolvimento pulmonar;
  • Vacine seu bebê contra influenza e, principalmente, pneumococos – esta última, além de prevenir contra a pneumonia, mantém seu filho seguro quanto à meningite, sinusite e infecções de ouvido de causa bacteriana.