WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 09/04/2021
O que são Reações Cruzadas?

A reatividade cruzada trata-se de uma resposta alérgica a fontes distintas, porém com componentes estruturais muito semelhantes. Em outras palavras, é quando o sistema imunológico reage contra proteínas semelhantes em substâncias diferentes.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Essa reatividade cruzada pode ocorrer por fontes próximas como entre tipos de leite animal ou entre fontes distantes como látex-frutas, pólen-frutas, ácaros-crustáceos e assim por diante.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Uma causa comum para as reações cruzadas é a Síndrome de Alergia Oral, quando o sistema imunológico confunde as proteínas de origem animal com proteínas presentes em frutas e pólens. É o caso por exemplo do pólen de bétula e sementes de maçã e cereja.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Algumas reatividades são mais comuns do que outras e podem ser evitadas. Arraste as imagens acima para o lado e confira algumas das principais.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Os sintomas costumam ser os mesmos da alergia original, como erupções na pele, prurido, edema e em alguns casos a anafilaxia. O tratamento se dá de forma semelhante a qualquer outra alergia, através da eliminação de gatilhos, controle de traços e assim por diante.

Aguarde..