O QUE PODE CAUSAR CONJUNTIVITE ALÉRGICA? A CONJUNTIVITE PODE TER CAUSA INFECCIOSA OU ALÉRGICA.
A alérgica relaciona-se intimamente com exposição direta ao alérgeno, sendo a forma mais comum de conjuntivite.
Pode ser SAZONAL, ou seja, os sintomas aparecem em períodos críticos do ano, geralmente associada à rinite ou asma, que é a mais comum. Há ainda as chamadas CERATOCONJUNTIVITE ATÓPICA, que é associada à dermatite atópica e a CONJUNTIVITE PRIMAVERIL.
Os sintomas podem ser brandos ou intensos, podendo raramente levar à cegueira apenas em casos graves. Os sintomas mais comuns são hiperemia (olho vermelho), edema conjuntival (quemose), secreção (geralmente mucosa), fotofobia (irritação a luz), edema palpebral (inchaço), sensação de corpo estranho e prurido ocular.
O diagnóstico pode ser através de uma observação completa dos olhos, exames auxiliares com atenção especial para a avaliação da conjuntiva e dos tecidos que a rodeiam. Testes alérgicos são necessários para ajudar a identificar os causadores desse quadro.
O tratamento inclui medidas profiláticas como cuidados com o contato com poeira de carpetes, cortinas, pelos de animais, ar condicionado, fumaça de cigarro além de poluição, o uso de colírios lubrificantes, medicamentos anti-histamínicos e às vezes, corticosteroides. Compressas frias podem ajudar a diminuir o desconforto também.
Se a causa é um alérgeno como ácaro, pelos de animais, pólens, pode ser feito um tratamento com vacinas, chamado imunoterapia, que pode cessar a evolução da alergia.