WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 30/12/2021
Látex X Fruta

O látex é uma seiva extraída da seringueira e que quando misturada com outros compostos, dá origem a inúmeros produtos como balões, borrachas e artigos médicos.

Em geral, a alergia ao látex é considerada uma dermatite de contato e apresenta sintomas tanto cutâneos como respiratórios e em casos raros, a anafilaxia.

No entanto, além da dermatite de contato, observa-se que cerca de 20 a 60% dos pacientes alérgicos ao látex apresentam o que chamamos de Síndrome Látex-Fruta.

Trata-se de um tipo de reatividade cruzada, entre produtos com látex e vegetais que possuem a proteína Hev b 6.02., principal proteína extraída do látex.

Dentre os principais alimentos estão: castanha portuguesa, banana, abacate, kiwi, mamão papaia, manga, maracujá, pêssego, abacaxi, figo, melão, damasco, ameixa, uva, lichia, cherimoia, acerola, tomate, batata, mandioca, espinafre, pimentão.

Na maioria dos casos a sensibilidade ao látex surge antes da alergia alimentar aos alimentos citados.

O diagnóstico baseia-se tanto nos testes de IgE e história clínica utilizados para diagnosticar a alergia ao látex, como também testes de provocação feito com a fruta in natura, para confirmação da reatividade cruzada.

Além disso, é importante destacar que a alergia alimentar a um ou mais dos alimentos citados não indica também alergia ao látex. Isso dependerá de qual a proteína do alimento associada a alergia e se ela é a mesma presente no látex.

Aguarde..