WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina
IRRIGAÇÃO NASAL – SAIBA MAIS!

O nariz, além da sua função olfativa e respiratória, desempenha ainda uma função imunitária, atuando como barreira mecânica e química contra elementos estranhos. Também, é a porta de entrada do nosso sistema respiratório.

A irrigação salina nasal (também conhecida como lavagem nasal), está indicada na prevenção e no tratamento das rinossinusites agudas ou crônicas, nas rinites alérgicas ou não, nos processos gripais e nos cuidados pós-operatórios. Deve-se considerar a higiene nasal como uma medida terapêutica coadjuvante, bem como um procedimento importante no manuseio das queixas e condições que afetam o sistema nasossinusal.

Vários estudos mostram que a irrigação nasal regular pode reduzir os sintomas de alergias e congestão. Um estudo de 2008 descobriu que crianças com alergias graves eram menos dependentes de sprays nasais de corticosteroides se lavassem regularmente as vias nasais.

A solução indicada para a lavagem nasal de bebês e crianças é composta por SORO FISIOLÓGICO a 0,9% ou solução salina fisiológica SEM conservantes, principalmente sem cloreto de benzalcônio.

Formas de aplicação

Gotas nasais: são aplicadas com o conta-gotas (mais indicados para bebês uso diário);
Jato contínuo: pode ser aplicado em qualquer posição (criança deitada ou sentada). Excelente opção para alérgicos e pacientes com rinossinusite;
Spray nasal: para ser aplicado com a criança em posição vertical (sentada). Mais indicados para crianças não alérgicas no uso diário;
Através de seringas: quando você compra um frasco de soro fisiológico. Após aberto, este frasco deverá ser mantido em geladeira por no máximo 7 dias. Nunca colocar gelado nada narinas.

 0 a 1 mês: 1 a 2 ml em cada narina.
 a partir de 1 mês: até 5 ml em cada narina.
 Adultos: até 20 ml em cada narina.

  • O bebê ou criança deve estar sentado ou em pé, com a cabeça levemente reclinada para frente.
  • O ideal é que a boca do bebê esteja levemente aberta. Para adulto, que conseguem deglutir o soro, é indiferente.

Aguarde..