WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina
IMUNOTERAPIA, UM ALÍVIO PARA OS ALÉRGICOS

O que é absolutamente simples e normal para a maioria das pessoas, pode significar um problema muito sério com comprometimento da qualidade de vida.

Um tratamento de muita eficácia para diversas doenças alérgicas é a IMUNOTERAPIA.

Entretanto, é necessário esclarecer que, embora seja conhecida como “vacina para alergia”, a imunoterapia NÃO imuniza o paciente contra doenças alérgicas, ou que você receba uma injeção e acabou a alergia... isso não existe!

A imunoterapia consiste em dar doses crescentes do que você é alérgico para que o organismo possa adquirir uma tolerância parcial ou completa, buscando diminuir o processo inflamatório e aumentar a capacidade de resistência diante dos fatores que levam a crises alérgicas.

O tratamento não costuma gerar uma resposta imediata, mas vai aliviando os sintomas da reação alérgica ao longo do tempo, em torno de 6 meses a um ano já se comprovam os efeitos da vacina.

A estimativa é que 80% dos pacientes apresentam uma melhora significativa, contribuindo para melhora da qualidade de vida e dos sintomas.

Vale ressaltar que a imunoterapia, deve ser realizada por médicos especializados. O tempo para o tratamento, é em média de 3 a 5 anos e varia de acordo com a resposta de cada paciente, entretanto, os efeitos permanecem por vários anos.

Dentre os diferentes tipos de alergias, os que apresentam os melhores resultados são:

alergias respiratórias (asma e rinite alérgica);
alergia ocular (conjuntivite alérgica);
alergias a picada de insetos (especialmente abelhas, marimbondos e vespas).

Importante: Este tratamento só pode ser indicado se for comprovado sensibilização alérgica pelo teste cutâneo (prick teste) ou pelos exames de sangue (IgE específicas). Consulte o alergista/imunologista!

Aguarde..