Por Dra. Janaina em 28/10/2019
GRIPE E RESFRIADO – DIFERENÇAS E SINTOMAS

O RESFRIADO COMUM É UMA INFECÇÃO VIRAL E BENIGNA DO TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR, QUE AFETA PRINCIPALMENTE O NARIZ E A GARGANTA.

Existem mais de 200 tipos de vírus causadores de resfriado. Os mais comuns pertencem à família do rinovírus, que são altamente contagiosos.

O resfriado é uma das doenças mais comuns. Por ano, ataca milhões de pessoas, devido ao seu fácil contágio pelo ar ou contato físico.

Resfriado ou Gripe?

Gripe e resfriado são doenças distintas, ambas podendo ser causadas por vírus que partilham de vários sintomas em comum, porém a gripe acomete mais órgãos e apresenta sintomas mais fortes e prolongados, com risco maior a complicações.

Sintomas do Resfriado:

• Coriza (irritação no nariz e secreção nasal);
  • Espirros;
  • Dor de garganta;
  • Congestão nasal;
  • Olhos lacrimejando;
  • Rouquidão;
  • Indisposição;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse intensificada a partir do 4° ou 5° dia da doença.

Quando há sintomas mais graves, como febre e dores musculares, pode ser sinal que não seja mais um resfriado e sim uma gripe.

Quando Procurar o Médico?

A maioria dos resfriados dura em média de 7 a 10 dias, e tem melhora espontânea, mas se seus sintomas durarem mais dias, talvez seja hora de procurar um médico.

Às vezes, os resfriados podem levar a uma infecção causados por bactérias em seus pulmões e ouvidos. Caso isso aconteça, o médico pode prescrever antibióticos para combater as bactérias e não os vírus.