WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 27/11/2020
Existe segredo para o sucesso no tratamento para a Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica é uma doença crônica, desse modo apesar de não haver cura é possível realizar o controle da doença através da abordagem multidisciplinar. Você sabe o que é um tratamento multidisciplinar? É um tratamento conjunto, com várias abordagens e especialistas, visando o mesmo foco: o controle da doença e melhora da qualidade de vida. Não devemos olhar apenas para a pele e usar somente o corticoide como muitos pacientes fazem!
⁣⠀⠀⠀
O tratamento deve ser direcionado para as lesões da pele, mas também no tratamento de disfunções imunológicas, cuidados do dia a dia, restrições ou orientações no ambiente, alimentação, contato com substâncias, além do apoio psicológico.
⁣⠀⠀⠀
Muitos pacientes que realizam tratamento a muito tempo não apresentam melhoras, outros apenas desistiram de realizá-lo. É o seu caso? Será que existe um segredo para o sucesso no controle da D.A.?
⁣⠀⠀⠀
A multidisciplinaridade pode ser esse segredo, olhar o paciente COMO UM TODO! Não como uma cura permanente ou como uma fórmula aplicável a todos os pacientes, mas um conjunto de pilares que quando unidos em sintonia demonstram inúmeros benefícios e melhora das lesões, sempre tratados individualizando cada caso. Não é uma receita de bolo, mas sim um cuidado especial com cada paciente.
⁣⠀⠀⠀
Alguns pilares fundamentais nesse sucesso são:
⁣⠀⠀⠀
Fortalecimento e restauração da barreira cutânea: Destaca-se o uso dos produtos hidrantes adequados e indicados pelo arlegista, a quantidade e frequência correta.
⁣⠀⠀⠀
Fortalecimento do sistema imunológico: Envolve o acompanhamento alimentar, prática de atividades físicas, sono regulado e cuidados com a saúde emocional, além de investigações de deficiências.
⁣⠀⠀⠀
Controle de desencadeantes: Sejam aeroalérgenos, cutâneos ou alimentares, é essencial realizar a investigação através dos testes alérgicos e controle deles, evitando agravamento de quadros associados.
⁣⠀⠀⠀
Para o sucesso do tratamento da D.A. é necessário ação conjunta e unida entre alergista e paciente!
⁣⠀⠀⠀
Você tem seguido direitinho o seu tratamento? Qual parte dele precisa melhorar?

Aguarde..