Por Dra. Janaina em 28/05/2021
Existe alergia a Água?

URTICÁRIA AQUAGÊNICA (ALERGIA A ÁGUA)

A urticária aquagênica é uma doença rara na qual a urticária se desenvolve rapidamente após a pele entrar em contato com a água, independentemente de sua temperatura. Os sintomas geralmente começam em torno do início da puberdade, mas pode acometer qualquer idade.
Os pacientes geralmente apresentam alergia a qualquer tipo de água, seja do mar, da piscina, do suor, quente, fria ou até a filtrada para beber, por exemplo.

Os sintomas duram entre 30 a 60 minutos e desaparecem espontaneamente. As lesões apresentam-se sob a forma de elevações da pele (pápulas ou placas) com coceira e vermelhidão, confundindo-se muitas vezes com as erupções típicas de urticária colinérgica, que aparecem após exercício, estresse emocional, transpiração e calor.

Geralmente, a Urticária Aquagênica se associa a outros tipos de urticárias, como a causada pelo frio ou calor, e espontânea.

Sintomas mais comuns:

•  Manchas vermelhas e elevadas na pele que surgem após entrar em contato com água;
  •  Coceira ou sensação de queimação na pele;
  •  Inchaço em regiões de tecidos moles.

Em casos mais graves:

•  Erupção na boca
  •  Dificuldade em engolir
  •  Chiado
  •  Dificuldades ao respirar

Embora não haja cura; PODE SER TRATADA, com medicamentos anti-histamínicos, o que evita o aparecimento dos sintomas. Caso o tratamento com doses altas de anti-histaminicos não resolvam ainda existe a possibilidade de tratamento com biológicos, medicações novas e especificas para urticária crônica.

O alergista/imunologista deve ser consultado!