Por Dra. Janaina em 28/10/2019
DÚVIDAS E CUIDADOS SOBRE ALERGIA ALIMENTAR

Os sintomas de uma alergia alimentar podem aparecer imediatamente ou em até duas horas depois de comer. Em casos raros, os sintomas podem começar a aparecer somente muitas horas depois de comer o alimento culpado.

Os principais sintomas são manifestações cutâneas como manchas vermelhas ou inchaço, mas outros outros sintomas podem ocorrer:

• Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Dificuldade para deglutir;
  • Tontura ou desmaio;
  • Náusea e vômitos;
  • Descamação da pele (dermatite) ou manchas;
  • Inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua;
  • Falta de ar, tosse ou chiado;
  • Cólicas.

Que Alimentos Causam Alergia?

Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças pequenas, as alergias alimentares mais comuns são:

• Ovo;
  • Leite;
  • Amendoim;
  • Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta);
  • Soja;
  • Frutas secas;
  • Trigo.

Importante

A alergia alimentar pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças evoluem para tolerância com o tempo, porém alguns alimentos como amendoim ou camarão podem durar a vida toda.

Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:

• Peixe;
  • Amendoim;
  • Frutos do mar;
  • Frutas secas.

Não Confunda

Muitas pessoas acreditam ter alergia alimentar, mas, na realidade, menos de 1% deles possui alergias reais. A maioria dos sintomas é causado por intolerância a alimentos.

Tratamento

A primeira medida terapêutica é chegar a um diagnóstico correto. Para isso, são realizadas avaliações clínicas e laboratoriais completas, que englobam testes alérgicos, consultas ambulatoriais e exames de sangue específicos para pesquisa de alergias. Depois, conhecendo-se as causas, o próximo passo é afastá-las ou dessensibilizar.