Por Dra. Janaina em 28/10/2019
DOENÇAS DE INVERNO – GRIPE H1N1

É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul.

Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à complicações como pneumonia com necessidade de hospitalização e por vezes até morte.

O vírus da gripe é transmitido por inalação de gotículas provenientes da tosse ou dos espirros de uma pessoa infectada ou pelo contato direto com objetos contaminados por secreções nasais ou oral da pessoa infectada. Isso é muito comum entre os familiares ou em creches.

• Febre alta (pior nos 3 primeiros dias, pode durar até uma semana);
  • Tosse seca;
  • Dor de garganta frequente;
  • Dor no corpo frequente e moderada;
  • Dor de cabeça frequente e moderada;
  • Dor articular (nas juntas) frequente;
  • Nariz com secreção transparente, amarelada ou esverdeada e congestão (entupido);
  • Estado geral: sente-se muito doente;
  • Duração dos sintomas: de 3 a 10 dias. A sensação de cansaço pode durar mais.

O que fazer

Quando não há complicações, a gripe dura de 3 a 5 cinco dias, e a maioria dos doentes recuperam-se ao final de uma semana. Recomenda-se descansar, tomar MUITO LÍQUIDO, alimentar-se bem, evitar mudanças de temperatura, não tomar medicamento sem orientação do médico.

O principal método de prevenção da gripe é a vacinação, no caso de agravamento dos sintomas, procure atendimento médico.