Por Dra. Janaina em 28/10/2019
DOENÇAS DE INVERNO – ALERGIAS

Não tem jeito! Os alérgicos já sentem o problema de longe. É só o meio do ano se aproximar para as crises voltarem a ser frequentes. O tempo seco e mais frio desta época, permanência em locais fechados e baixa umidade são ambientes propícios para proliferação de vírus, bactérias e alérgenos, como ácaros e fungos, principais gatilhos da doença alérgica. Apesar de não poder ser evitado, é possível tomar medidas para controlar o problema.

Alergias Respiratórias mais comuns no Inverno:

Cerca de 30% dos casos alérgicos são RINITE ALÉRGICA e 25% ASMA BRÔNQUICA. Pacientes com rinite exacerbam seus sintomas nesta época principalmente por serem mais vulneráveis as complicações virais, podendo evoluir para sinusite se não tratados preventivamente.

Os pacientes portadores de asma devem ter maior cuidado, e se possível serem avaliados precocemente pelo alergista para início de tratamento preventivo e informações de resgate para crises, pois podem evoluir rapidamente para manifestações mais graves. A contração dos brônquios impede a chegada do ar até os pulmões, podendo em crises graves evoluir para asfixia.

Alergias de Pele mais comuns no Inverno:

DERMATITE ATÓPICA (ou eczema atópico): alergia crônica na pele com característica de "grosseira avermelhada que descama", bastante comum em crianças. Uma das causas da doença é a deficiência de hidratação da pele, portanto no inverno como a pele fica mais seca e pela falta de uso de hidratante e banhos quentes e demorados, a pele coça mais e com isso pode infectar e evoluir para crostas e secreções.

Prevenção:

• VACINA ANTI INFLUENZA para pacientes com alergias respiratórias é gratuito e deve ser realizada;
  • Manter a sua casa sempre limpa e arejada;
  • Sempre use aspirador de pó ou pano molhado, nunca espanadores;
  • Sempre que possível manter janelas abertas durante o dia;
  • Travesseiros e colchões impermeabilizados;
  • Lavar antes as roupas guardadas há muito tempo, não adianta apenas colocar no sol para eliminar o ácaro;
  • A aplicação de hidratantes corporais auxilia na precaução de alergias, pois ajuda a manter a camada de proteção natural da pele e evita o ressecamento. No entanto, evite aqueles com perfumes fortes ou cores diferentes, que contribuem para coceiras e favorecem a irritação.

Vale lembrar que a consulta a um alergista é imprescindível para um tratamento eficaz e completo.