Por Dra. Janaina em 28/10/2019
DOENÇAS COMUNS NO INVERNO – BRONQUIOLITE

Bronquiolite – O que é?

bronquiolite é uma infecção aguda das vias aéreas inferiores que ocorre nos dois primeiros anos de vida e com predomínio sazonal (fim do Outono e Inverno).

A infecção causa inflamação das minúsculas vias respiratórias no interior dos pulmões dos bebês, as quais se denominam bronquíolos. Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais vulneráveis aos diversos vírus, principalmente o vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da doença.

Além dele, o adenovírus, o rinovírus e o metapneumovírus também são transmissores prevalentes. A bronquiolite é uma doença contagiosa e requer muito cuidado!

Contágio

Uma criança contrai o vírus através do ar e contato com outras pessoas como o resfriado e a gripe, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.

Os sintomas mais comuns são:

• Tosse intensa;
  • Febre;
  • Irritabilidade e choro as vezes rouco;
  • Diminuição do apetite;
  • Taquicardia (frequência cardíaca acima do normal);
  • Freqüência respiratória superior a 60 respirações por minuto;
  • Desconforto respiratório com retração das costelas;
  • Batimento da asa do nariz (abrindo e fechando) que ocorre em situações de dificuldade respiratória;
  • Cianose (coloração azulada da pele que costuma aparecer em torno da boca e na ponta dos dedos);
  • Vômitos (em crianças pequenas);
  • Menos frequente: dor de ouvido; conjuntivite (olhos avermelhados).

Prevenção

A prevenção baseia- se em evitar contato com as pessoas doentes e lavar as mãos frequentemente são importantes.

As crianças que frequentam creches possuem maior risco devido ao contato com outras crianças.

Tratamento

O tratamento requer aerossol com medicação broncodilatadora e em muitos momentos necessidade de oxigênio.

Procure um alergista infantil!