WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
Dermatite Atópica - Só Hidratar Resolve?

Depois do post sobre a hidratação da pele do paciente atópico, percebi que há uma certa confusão entre o tratamento efetivo da doença e formas de prevenir e ou evitar/minimizar seus sintomas.

Vamos recapitular:

A dermatite atópica é uma doença multifatorial, ou seja, está ligada a diversos fatores, que levam à inflamação da pele, como a pré-disposição genética e a alergia a ácaros, por exemplo.

Embora a base do tratamento seja manter a pele SEMPRE hidratada, com os produtos adequados para cada paciente, inclusive com diferenciação para as crianças, que devem usar os hipoalergênicos próprios para sua idade; somente isso, pode não ser suficiente, tornando-se em muitos casos, necessário um tratamento mais específico com a utilização de medicamentos como os corticoides de uso tópico.

Entretanto, há uma parcela de pacientes que apresentam casos mais graves, que não respondem à terapia tópica, nesses casos, utilizamos medicamentos biológicos e/ou imunossupressores.

Como podemos observar, a DA é uma doença crônica, que TEM CONTROLE; mas o tratamento deve ser individual e personalizado, ou seja, de acordo com a característica de cada um.

Uma dica bacana é procurar o alergista que avalia esta doença como um todo, cuidando tanto da pele quanto das alterações de imunidade já que é também um imunologista.

Aguarde..