Por Dra. Janaina em 12/09/2020
Dermatite Atópica na Infância

Estima-se que 60% dos casos de dermatite atópica (D.A.) ocorram no 1º ano de vida. Nos bebês, as lesões costumam apresentar-se na face, bochechas, pescoço, braços e pernas; já nas crianças maiores, surgem nas dobras dos braços e atrás do joelho.
⁣⠀⠀⠀
O tratamento visa múltiplas ações, feito através de 6 braços principais que se não controlados como um todo, o tratamento não é eficaz. São eles:
⁣⠀⠀⠀
Barreira Cutânea: Hidratar a pele neste caso não é luxo, é tratamento, pois depende de adicionar o que a pele precisa (ceramidas, ácidos graxos e lipídeos em grande concentração), portanto a escolha do hidratante é fundamental. Levar em conta os cuidados com o banho, temperatura morna a fresca, sabonete líquido com pH entre 5,5 a 6,5. Lembre-se de hidratar logo após o banho.
⁣⠀⠀⠀
Imunidade: Ter atitudes como dormir bem, se alimentar adequadamente, repor vitaminas deficientes, fazer atividade física, ajudam a imunidade. O uso de medicamentos como corticoides e imunossupressores por tempo prolongado, principalmente se for oral, pode comprometer a imunidade, portanto não utilize esses medicamentos sem orientação médica.
⁣⠀⠀⠀
Infecções: A imunidade da pele na D.A. está comprometida, facilitando infecções por germes (bactérias, vírus e fungos). Em caso de lesões com secreção, sangramento ou mau odor, comunique imediatamente seu alergista.
⁣⠀⠀⠀
Alérgenos Ambientais e Alimentares: Portadores de D.A. possuem predisposição a sensibilização por alérgenos respiratórios como ácaros (poeira domiciliar), alimentos na primeira infância (principalmente o leite) e sensibilização a substâncias de contato como perfumes, cosméticos e na fase adulta por metais. Cuidado na profilaxia ambiental e produtos não hipoalergênicos na pele.
⁣⠀⠀⠀
Fatores Psicológicos: O desequilíbrio emocional da família e da criança também é um fator agravante da doença, principalmente pela exclusão social. Importante o acompanhamento com psicólogo.
⁣⠀⠀⠀
À medida que os pequenos crescem, a grande maioria obtém o controle. No entanto, até lá, temos um caminho de muitos cuidados com atuação integral da família + alergista + paciente.