Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
Dermatite Atópica

Estamos na Semana Mundial da Dermatite Atópica, vamos juntos lutar para uma melhor compreensão desta doença, um maior cuidado com as pessoas que sofrem com esse problema e a conscientização para os cuidados com a pele, para evitar ou minimizar os sintomas, que causam tanto sofrimento e constrangimento para esses pacientes.

A dermatite atópica é uma doença com múltiplas causas, mas uma extremamente importante é a alteração na barreira protetora da pele, ou seja, a pessoa nasce com falta de alguns componentes na pele que torna-a mais seca, levando a coceira (prurido) e provocando lesões com erupções e crostas (eczema), principalmente nas dobras do corpo, tais como: pescoço, na face interna do cotovelo e atrás do joelho. O aspecto da lesão pode ser desde avermelhado e inflamado, com fissuras até uma pele mais espessas e secas como um "trilho de trem"; além de esfoliações causadas por coceira, podendo evoluir para lesões cicatriciais com perda da cor definitiva da pele (manchas brancas).

É importante que o controle e os cuidados sejam DIÁRIOS:

Manter a pele hidratada é o PRINCIPAL CUIDADO para tratar e prevenir as crises de dermatite atópica. Existem diversos tipos de hidratantes que repoem o que está faltando na pele desde baratos até mais elaborados em nutrientes com maior preço. Consulte o mais indicado para sua pele com seu alergista.

A casa deve estar fresca e arejada (cerca de 18 ° C é o ideal) pois pacientes com Dermatite atópica tem sensibilidade intensa ao calor com piora da coceira. Livre de poeira e mofo! Retire carpetes, cortinas e use protetores antiácaros de colchões e travesseiros. Cuidado com os umidificadores ligados a noite toda, pode aumentar a proliferação de mofo e ácaro.

Cosméticos perfumados e coloridos, perfumes e bijuterias, também devem ser evitados.

EVITE COÇAR! A dica é hidratar na hora da coceira.

O banho deve ser rápido!! Durar entre cinco e dez minutos, em água fria a morna, NUNCA QUENTE, e SEM buchas ou sabonete perfumado. O sabonete ideal é o líquido por conta do pH que deve estar entre 5 e 6.

Filtro solar – prefira os protetores brancos e cremosos ou de preferência protetores físicos.

Procure atividades prazerosas. O stress é um dos desencadeantes da doença.

Evite o contato com agentes irritantes, tais como: detergentes para lavar a louça. Use luvas.

IMPORTANTE:

É necessário buscar o diagnóstico e o tratamento o quanto antes! O tempo entre o início dos incômodos e o início do tratamento, chega a demorar um ano...

ISSO TEM QUE MUDAR!