Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Conjuntivite - causas e sintomas

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes, tais como: poluição e cloro de piscinas, poeira, produtos de limpeza, maquiagem ou pelos de animais, por exemplo, ou por vírus e bactérias. Nestes casos, é contagiosa e pode ser transmitida direta ou indiretamente: um abraço ou beijo no rosto; usando a mesma toalha ou travesseiro e até pelo sabonete.

A mais comum é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, embora possa acontecer em qualquer época do ano, é mais frequente durante a primavera, devido à maior quantidade de pólen no ar. O tempo mais seco do verão também aumenta a quantidade de poeira e ácaros no ar, que não só podem desenvolver a conjuntivite alérgica como também outras reações alérgicas como a rinite, portanto, rinoconjuntivite.

•  Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  •  pálpebras inchadas;
  •  sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  •  secreção purulenta;
  •  secreção esbranquiçada;
  •  coceira;
  •  fotofobia (dor ao olhar para a luz);
  •  visão borrada;
  •  pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

A principal maneira de aliviar os sintomas da conjuntivite alérgica é evitando as substâncias que estão provocando a alergia. O uso de compressas frias e de lágrimas artificiais podem aliviar os sintomas; mas somente após a comprovação da causa e se esta for um alérgeno (ácaro ou pelo de animais, por exemplo), a dessensibilização (imunoterapia) ao antígeno pode ajudar!

Anti-histamínicos tópicos são úteis para casos moderados (lembrando que todo medicamento deve ser prescrito pelo médico).

Apesar do incomodo, em sua vasta maioria, a conjuntivite alérgica é uma doença benigna, que não deixa sequelas. Entretanto, formas mais graves e raras com possível envolvimento da córnea podem ocorrer, podendo causar cegueira. Estes casos devem ser suspeitados especialmente nas alterações da visão e queixa de intensa fotofobia e precisam ser avaliados imediatamente em conjunto com o Oftalmologista.