WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR IDEAL

COM A CHEGADA DA PRIMAVERA E A PROXIMIDADE DO VERÃO, HÁ UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO COM O USO DO PROTETOR SOLAR, MUITAS PESSOAS ME PERGUNTAM QUAL É O MELHOR E COMO ESCOLHER.

Escolher protetor solar não precisa ser motivo para dor de cabeça, afinal, esse é um cuidado necessário todos os dias, COM ou SEM SOL!

Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). À curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele. Existem os físicos e os químicos.

Fator de Proteção Solar (FPS)

O primeiro item a ser observado antes da compra é o Fator de Proteção Solar (FPS), que indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar.

Peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos (FPS 30), enquanto que nas peles morenas (mais resistentes), um FPS mais baixo é suficiente para garantir a proteção solar (mas no mínimo FPS 15).

No rosto a proteção deve ser maior, o FPS (Fator de Proteção Solar) deve ser mais alto e específico para a delicada pele do rosto.

Maquiagem

Atualmente há no mercado várias opções de maquiagem já com proteção solar, entretanto é aconselhável aplicar o protetor por baixo da maquiagem.

Rejuvenescedores

Alguns protetores contém em sua formulação rejuvenescedores como a vitamina C e o ácido hialurônico, estes, devem ser usados apenas com a orientação de um dermatologista, pois, foram formulados apenas para peles que necessitam de cuidados especiais.

O Melhor Para as Crianças

Os cuidados com a pele das crianças devem começar desde cedo, ou seja, devem SIM usar protetor solar, faça sol ou chuva! Isso também ajuda a “criar” o hábito, que será importante durante a vida toda. No caso de alergias, os protetores físicos e hipoalergênicos são melhores.

A indicação do protetor solar infantil seguro deve ser feita pelo dermatologista, mas certamente devem ser específicos para sua pele sensível e hipoalergênicos. As versões em spray ainda são controversas. ANTES de aplicar qualquer produto na pele da criança, inclusive o protetor solar, consulte o médico.

ATENÇÃO:
Verifique a data de vencimento ANTES de comprar. Em geral depois de aberto, não deve ser consumido por mais de ano.

Prefira aqueles sem benzifenoma. É um filtro com histórico de reações alérgicas, na dúvida consulte o dermatologista ou alergista.

IMPORTANTE: 
O protetor deve ser reaplicado em média a cada duas horas. Ao contrário do que se pensa, a reaplicação não está relacionada à perda da eficácia do produto, mas a redução do seu efeito, pois, ele vai sendo absorvido pela pele.

Quando em contato com a água da piscina ou do mar ou suor excessivo, também pode reduzir seu efeito protetor.

Aguarde..