Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ASMA NO INVERNO – O QUE FAZER?

A doença inflamatória crônica dos brônquios requer mais atenção nessa época do ano, em que há aumento dos casos de resfriados e outras infecções virais, por causa da baixa umidade do ar e o acúmulo da poluição, vilões que agridem o sistema respiratório e desencadeiam descompensação da asma.

O individuo pode estar controlado com suas medicações para asma, mas após uma infecção viral como uma gripe ou resfriado ou até mesmo sinusite pode piorar o quadro de falta de ar e chiado, devendo procurar o atendimento médico ou utilizar seu plano de ação em caso de crises.

Na asma alérgica, os sintomas agudos estão, mais frequentemente, associados à exposição a ácaros, odores, mofo, epitélio animal e outros.

Nas formas não atópicas da asma, os sintomas podem estar relacionados ao exercício vigoroso, às mudanças climáticas, ao emprego de determinados medicamentos, à ingestão de determinados alimentos, a poluentes atmosféricos, emoções fortes e outros.

Deve-se ter claro que o tratamento correto da asma inclui mais do que medicamentos, requer mudanças comportamentais para evitar os fatores desencadeantes de sintomas:

• Hidrate-se: Beber bastante água, mesmo sem sentir sede;
  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada, principalmente o quarto;
  • Lembre-se de tirar o pó de lugares, como embaixo da cama ou nas prateleiras sempre com um pano úmido e não um espanador;
  • Elimine tudo que possa acumular pó, como livros, tapetes, carpetes e cortinas, sobre tudo nos dormitórios;
  • Cuidado com as roupas: Guarde casacos e as roupas cujos tecidos acumulam ácaros em sacos plásticos e, antes de usá-los, lave e, se possível, seque no sol;
  • Evite cobertores, prefira edredom e s possível use capas impermeáveis para colchões e travesseiros;
  • Não durma com o aquecedor ligado. Estes aparelhos ressecam o ar, se não for possível, deixe uma bacia ou toalha molhada, no ambiente para umidificar o ar;
  • Evite contato direto com animais, o pêlo pode desencadear a asma. Nunca deixe-os no quarto ou na cama;
  • Nunca pare de tomar as medicações da asma de rotina e peça ao seu médico um plano de ação em caso de crises;
  • Vacine-se contra a gripe: é uma grande aliada na diminuição da gravidade das doenças pulmonares. Todo paciente com asma tem direito a ser vacinado para influenza gratuitamente.