Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIAS NO LOCAL DE TRABALHO

PESSOAS NO MUNDO INTEIRO SOFREM DE ALERGIAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO DIÁRIA A AGENTES ENCONTRADOS NO AMBIENTE DO TRABALHO.

E como consequência sofrem com asmarinossinusiteurticáriadermatite de contato ocupacional e até mesmo reações anafiláticas graves, necessitando em muitos casos o afastamento ou readaptação em outro local.

Exemplos desses agentes relacionados ao trabalho incluem proteínas animais, enzimas, farinha, látex de borracha natural e certos produtos químicos reativos.

As alergias e sensibilidades que afetam um local de trabalho, podem ser sazonais, relacionados com a alimentação ou desencadeados por insetos. Os funcionários que sofrem de uma alergia podem se sentir improdutivos ou desconfortáveis.

Sintomas

Os sintomas dependem daquilo a que você está exposto, a quantidade, com que frequência e por quanto tempo você foi exposto.

Eles podem atingir qualquer órgão, manifestando sintomas oculares (coceira, ardor, vermelhidão e inchaço nos olhos); sintomas cutâneos (erupções, urticas, inchaços, eczemas, fissuras); sintomas respiratórios (chiado, tosse, falta de ar); entre outros sintomas como fadiga, dor de cabeça.

As alergias ambientais são difíceis de diagnosticar e também mais difíceis de evitar.

A asma relacionada ao trabalho pode ser dividida em 2 tipos: pacientes que eram saudáveis e tornaram-se alérgicos a uma substância no ambiente e aqueles já previamente asmáticos ou com rinite e que pioram no ambiente de trabalho.

dermatite de contato ocupacional pode ser alérgica ou irritativa. Pode iniciar devido a irritação e posteriormente desenvolver a sensibilização alérgica.

A mão é o local mais frequentemente acometido e as substâncias mais relacionadas são: cimento (bicromato de potássio), metais (sulfato de níquel) e derivados da borracha e látex.

A dermatose ocupacional é aquela que é causada direta ou indiretamente por tudo aquilo que seja utilizado na atividade profissional ou exista no ambiente de trabalho, que podem ser causadas por calor, frio, radiação, vibração, laser, micro-ondas ou eletricidade, por exemplo.

Alguns exemplos de dermatoses ocupacionais são queimaduras na pele, alergias, feridas, úlceras, manchas e dermatite causada pelo contato com o cimento, por exemplo.

Dica

A sua doença pode ser considerada ocupacional, ou seja, relacionada ao trabalho se nas férias apresenta melhora dos sintomas.