WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA OU ATOPIA – VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

ALERGIA ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa reage a substâncias no meio ambiente que são inofensivas para a maioria das pessoas. Essas substâncias são conhecidas como alérgenos e são encontradas em ácaros, pelos de animais, pólens, insetos, baratas, fungos, alimentos e alguns medicamentos.

ATOPIA é a tendência genética (herdada) de desenvolver doenças alérgicas. Se a mãe e o pai tem alergia, a chance do filho ser atópico é mais que 80%.

Quando as pessoas atópicas estão expostas a alérgenos, elas podem desenvolver uma reação imune que leva a inflamação alérgica.

Em resumo:

Uma substância que é um alérgeno para uma pessoa pode não ser para outra - todos reagem de forma diferente. A probabilidade (ou risco) de desenvolver alergias é aumentada se outros familiares sofrem de alergia ou asma.

Portanto ATOPIA é a PREDISPOSIÇÃO (herança genética) de desenvolver algum tipo de reação alérgica, não quer dizer necessariamente que isso acontecerá.

ALERGIA é a MANIFESTAÇÃO ou RESPOSTA EXACERBADA do sistema imunológico do corpo a substâncias normalmente inofensivas (alérgenos).

Enquanto na maioria das pessoas essas substâncias (alérgenos) não representam problema, em indivíduos alérgicos, seu sistema imunológico identifica-os como uma "ameaça" e produz uma resposta inadequada.

Aguarde..