WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 15/10/2019
Alergia ao Leite ou Intolerância à Lactose?

Apesar de ambas serem causadas pelo consumo de leite, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) possuem características, sintomas e tratamentos diferentes.

Enquanto a intolerância pode surgir a qualquer momento, inclusive na vida adulta, a alergia APLV ocorre geralmente em bebês e crianças menores de três anos; raramente ocorre em adultos.

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV): é uma reação do organismo quando entra em contato com as PROTEÍNAS do leite. A principal delas é a globulina, que faz com que o sistema imunológico do alérgico a reconheça como agressora, o que gera uma reação que tem como objetivo combater este agente estranho.

Na alergia às proteínas do leite de vaca os sintomas geralmente surgem na infância, nos primeiros meses de vida, podendo ocorrer :

Alergia ao Leite ou Intolerância à Lactose?

Intolerância à Lactose: é causada por uma dificuldade do organismo de digerir o Açucar presente no leite, que é a lactose. Isso ocorre devido à ausência ou pouca produção da enzima lactase, responsável por digerir a substância.

As manifestações são mais frequentes em adultos e os sintomas relacionam-se ao trato gastrointestinal: diarreia, cólicas, distensão abdominal, náuseas, dificuldade em ganhar peso.

Aguarde..