WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA AO CIGARRO – MITO OU VERDADE?

Mito! A fumaça do cigarro não é um alérgeno, mas pode ser um problema para pessoas sensíveis.

A fumaça de cigarro não pode ser considerada um alérgeno - algo que desencadeia uma reação alérgica pelo seu sistema imunológico. Mas entrar em contato com a fumaça do cigarro pode causar sintomas nasais e respiratórios que imitam uma reação alérgica.

O cigarro não causa alergia mas sim é um agente irritativo das vias aéreas, com prejuízo importante naqueles Indivíduos que já tem alergia como asma ou rinite.

O fumo do cigarro danifica a integridade da camada epitelial do pulmão e facilita a penetração de alérgenos por comprometer os mecanismos de defesa inatos nos pulmões.

Por exemplo, você pode ter dificuldade em respirar, chiado, diminuição da capacidade pulmonar olhos irritados, tosse e espirros.

A fumaça do tabaco é mais precisamente um irritante que pode produzir reações semelhantes a alergias.

Crianças e adultos que já estão comprometidos com alergias ou asma alérgica podem ser particularmente sensíveis à exposição ao cigarro. A fumaça do tabaco entra nas vias aéreas das pessoas alérgicas e enfraquece o revestimento protetor das células, tornando assim mais fácil para os verdadeiros alérgenos penetrarem nos pulmões.

Alergia ao cigarro - Mito ou Verdade?

Riscos Para Não Fumantes

As crianças e cônjuges de fumantes têm um risco aumentado de desenvolver asma e infecções respiratórias. A fumaça do cigarro também aumenta o risco de exacerbação da doença alérgica como na asma, bronquite e rinite alérgica.

 O tabagismo também pode piorar as alergias pré existentes irritando as vias respiratórias e oculares. 

Atenção ao narguilé que apesar de muitos acharem ser inofensivo pode ser até 30 vezes pior que a carga de nicotina do cigarro em apenas uma tragada!

Ao perceber os sintomas consulte seu médico!

Aguarde..