WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Angioedema

Sinônimos: edema angioneurótico, edema de quincke. O angioedema é um “inchaço” que acontece nas camadas mais profundas da pele (derme).

O que pode causar?

  • Alimentos (frutos do mar, camarão, peixe, amendoim, nozes, ovos, leite);
  • Medicações (analgésicos, principalmente a dipirona, medicamentos para a pressão alta também são grandes vilões);
  • Alergias (pólen, pelos de animais, látex e picadas de insetos);
  • Fatores ambientais (calor, o frio, a luz solar, água, a pressão sobre a pele, o estresse emocional e exercício físico);
  • Secundário a outras doenças como doenças autoimunes (Lúpus), alguns tipos de câncer (linfoma), distúrbios da tireoide, infecções por bactérias ou vírus, tais como hepatite, HIV, citomegalovírus ou o vírus de Epstein-Barr;
  • Genética (Angioedema hereditário).

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a ocorrência de um inchaço repentino sob a pele, podendo ser doloroso e pruriginosa (coceira). Pode ser associado com urticária. O inchaço acomete as partes moles como lábios, língua, orelha, pálpebras, mãos, pés, genitais e até mesmo a glote. Outros sintomas podem incluir cólica abdominal, dificuldade para respirar, rouquidão.

Diagnóstico

Através de uma história clínica detalhada o alergista tentará identificar as possíveis causas ou doenças correlacionadas e juntamente com exames e testes alérgicos poderá esclarecer a origem do angioedema.

Qual o tratamento?

Angioedema não tem "cura", mas pode ficar sob controle; ou seja, com a ajuda do alergista, você pode evitar novas crises. Sintomas leves podem não precisar de tratamento, mas sintomas moderados e graves podem necessitar de medicamentos como anti-histamínicos e corticoide.

Somente seu alergista pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Procure assistência médica de emergência se você sentir, eventualmente, que o inchaço está bloqueando suas vias aéreas e impedindo-o de respirar.

Aguarde..