Prick Teste

Prick Teste

O que é o teste alérgico?

Prick Teste é um método de diagnóstico seguro para investigar qual tipo de substância (alérgeno) está causando ou piorando os sintomas de alergia. O teste é realizado no antebraço e após higiene local com algodão e álcool é aplicado as substâncias e escoriado com uma pequena lanceta o local. Se for realizado por profissional capacitado o teste é geralmente indolor.

Os alérgenos a serem investigados podem ser inalantes (ácaro, pelos de cão, gato, cavalo e outros animais, pólens, baratas, fungos); alimentos; medicamentos; látex; insetos; etc). O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de pernilongo.

Esta reação indica presença de IgE específica ao alérgeno testado. Algumas vezes torna-se necessário realizar o teste com o próprio alimento in natura, este teste é chamado de prick to prick, e é muito útil nos casos suspeitos de alergia alimentar.

Em algumas situações, o teste cutâneo deve ser substituído pela dosagem de IgE específica no sangue. São elas: necessidade de uso diário de anti-histamínicos (antialérgicos), presença de eczema em todo o corpo ou história sugestiva de reação intensa (reação anafilática) a determinado alimento. Muitas vezes o alergista realiza as duas formas de avaliação para ter maior segurança no diagnóstico.

É importante uma semana antes do teste não tomar nenhum anti-histamínico (antialérgico) ou antigripais, pois podem falsear o resultado do teste.

Comentários estão fechados.

× WhatsApp