Saiba os Tipos de Rinite e como Prevenir

Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, cujas causas podem alérgicas e desencadeadas por vírus ou fatores irritantes.

Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), espirros, coceira no nariz e nariz entupido.

Rinite Alérgica

👉 Nas pessoas que possuem rinite alérgica, o sistema imunológico detecta uma substância inofensiva como um intruso, que se chama alérgeno. O sistema imunológico reage ao alérgeno através da liberação de histamina e mediadores químicos que normalmente causam sintomas no nariz, olhos, garganta, ouvido, pele e céu da boca. Os alérgenos mais comuns são poeira doméstica, pelos de animais e fungos.

👉 Os sintomas podem ocorrer por causa de substâncias irritantes como fumaça e forte odores, também por mudanças de temperatura e umidade do ar.

Rinite não Alérgica

Uma em cada três pessoas com rinite, não tem alergias. Rinite não alérgica normalmente atinge adultos causando sintomas durante o ano inteiro, escorrendo o nariz e principalmente congestão nasal.

Além desses tipos, existem ainda as rinites menos comuns, como: da gestante, do idoso, do esportista e a rinite gustativa (alimentar).

Prevenção

A prevenção pode fazer grande diferença, sobretudo para os casos de rinite alérgica. Algumas medidas podem diminuir a incidência de crises, como a retirada de carpetes e de cortinas grossas dos ambientes domésticos e uso de capas impermeáveis no travesseiro e colchão. Evitar a poeira, roupas e cobertores de lã, e qualquer agente ao qual a pessoa apresente alergia é essencial.

O alergista e imunologista deve ser consultado para a correta avaliação e acompanhamento.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp