Sinusites Aumentam no Inverno

Casos de Sinusites Aumentam no Inverno.

Clima seco, poluição e variações de temperatura são condições propícias para a ocorrência da sinusite.

Isso acontece porque nas estações frias, o organismo está mais propenso a adquirir doenças respiratórias, principalmente em pacientes predispostos como os alérgicos.

Os casos de sinusite, por exemplo, chegam a triplicar nessa época. A inflamação atinge os seios da face e a cavidade nasal, que ficam congestionados pelo excesso de secreção.

Os sintomas são dor na face, cefaleia, saída de secreção amarelada ou esverdeada, perda do olfato, tosse seca e persistente que piora quando deita e dores musculares, entre outros sintomas.

Por isso todo ano, na época de inverno, o número de casos que chegam ao consultório com exacerbação do quadro de rinossinusite costuma aumentar.

✳ O QUE É SINUSITE❓

A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, cavidades que alojam ar e quando inflamam podem alojar secreção e ficarem edemaciadas (inchadas).

A mucosa nasal tem cílios que desempenham o papel de 'varrer' as secreções para fora do nariz e também filtrar as impurezas.

Quando há infecção, as secreções da região se tornam mais espessas e, com os 👉 cílios se movimentando menos, 👉 ficam acumuladas nas cavidades formando meio de culturas para as bactérias; sendo os principais sintomas a obstrução nasal e dor facial, em alguns casos pode apresentar apenas a tosse persistente.

Esses sintomas são mais comuns na sinusite viral, característica de gripes e resfriados. É de curta duração e desaparece sozinha. Mas, se a pessoa não se cuidar, pode evoluir para uma sinusite bacteriana, com necessidade de antibiótico por tempo prolongado.

➡ DEVE ser tratada corretamente, pois, caso contrário, a crise de sinusite aguda pode se tornar crônica, caracterizando um quadro de rinossinusite crônica.

➡ Atenção redobrada nesta época para os pacientes portadores de rinite pois se não estiverem fazendo um tratamento de profilaxia, podem evoluir com facilidade para sinusite.

Menos comum é a sinusite causada por fungos, que atinge principalmente pacientes imunodeprimidos, como diabéticos e portadores de HIV. Nesse caso, é necessário redobrar os cuidados!

👉 É preciso muita atenção❗ Se as crises aparecem procure o alergista/imunologista.

Mais Informações:

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp