Otite Conheça as Causas e Sintomas

As infecções internas do ouvido recebem o nome de otite.

A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano, que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo. Acomete preferencialmente as crianças, causando grande irritabilidade e choro.

Causas:

A otite média aguda é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções. Se não for tratada pode levar à alterações na audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias.

Sintomas:

As otites médias podem ser agudas ou crônicas, episódicas ou de repetição. Os sintomas mais comuns da otite média são: dor local muito forte, febre alta, irritabilidade, choro constante principalmente na madrugada, diminuição da audição e do apetite e secreção local, quase todos devidos à pressão exercida pelo acúmulo de pus.

Este acúmulo de secreção pode ser tão intenso que leva à ruptura da membrana timpânica (otite média aguda supurada)! Em casos mais graves, a otite média pode ter como consequência a perda da audição, se não for tratada adequadamente.

Atenção quando os episódios são repetitivos, a causa pode ser alérgica, como na rinite alérgica ou se os episódios passarem de mais que quatro a ano é importante investigar baixa imunidade com o imunologista!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

× WhatsApp