O que é Angioedema Alérgico?

O angioedema é um inchaço ou edema, que acomete os tecidos moles e camadas mais profundas da pele, como lábios, pálpebras, orelhas, mãos, pés e região genital.

Os inchaço geralmente é precedido de uma sensação de pinicação, formigamento e até mesmo queimação, e em seguida evolui para o inchaço geralmente assimétrico e muitas vezes deformante, atrapalhando o dia a dia.

Quando acomete os lábios e a língua deve ser tratado prontamente pelo risco de evoluir para edema de glote. Portanto cuidado, se a língua inchar ou tiver sintomas de falta de ar, rouquidão ou dificuldade para deglutir, procure imediatamente o pronto atendimento!

Este quadro pode ainda vir associado de urticária (manchas vermelhas, elevadas e pruriginosas).

Há basicamente dois tipos de angioedema, o histaminérgico e o não histaminérgico.

As causas são múltiplas: alimentos, medicamentos, infecções, frio, exposição solar, calor, pressão, suor, vibratório, picadas de insetos como abelhas ou vespas, contato com determinadas plantas ou compostos como o látex, exercícios, entre outras.

É comum classificar o angioedema que responde a anti-histamínicos (anti-alérgicos) como angioedema alérgico, mediado ou não pela IgE.

Tal nomenclatura não é necessariamente verdade, uma vez que existem outras formas de libertação de histamina que não têm a ver com processos alérgicos, e por isso se tem preferido a utilização do termo “histaminérgico” em vez de “alérgico”.

São importantes causas de angioedema histaminérgico:

  • Uso de medicamentos, principalmente os medicamentos para hipertensão, como o enalapril (inibidores da ECA); anti-inflamatórios e antibióticos;
  • Alimentos;
  • Ferroada de insetos.

Em caso de suspeita de angioedema, um médico alergista/imunologista deve ser consultado para uma melhor avaliação.

Agende uma consulta

2 Respostas

  1. Boa Noite! Estou com sintomas de alergia tosses, garganta parece inflamada ou vermelha,dor de cabeça, cansaço e falta de ar. Trabalho com o veneno de combate a dengue. (aquele que colocado dentro das residencias ) Quando estou de férias ou tem muito feriado pois não trabalho nos finais de semana e nem feriado. Esses sintomas desaparece . Qual teste devo fazer pra saber se realmente é o larvicida pryprocxifen? A perita me pediu teste específico não disse qual é por isso peço ajuda. Muito obrigada. Maristane agente Epidesiológica.
    • Janaina Melo
      Boa tarde Maristane! O exame seria possivelmente um teste de broncoprovocação realizado por pneumologista em centros terciários. é Não permitido aos médicos discutirem casos clínicos por meio de mídias, peço que entre em contato pelo telefone 16. 3911 9980 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta para avaliar o caso. Obrigado pelo seu contato e espero ter ajudado!

Deixe um comentário

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp