Intolerantes à Lactose podem comer Iogurtes?

Os iogurtes elaborados com leite de vaca, ovelha ou de outros animais, contêm lactose.

No entanto, diversos estudos mostram que os lactobacilos vivos, presentes em alguns iogurtes, reduzem o teor de lactose do alimento, tornando-o uma opção para pessoas com dificuldade de digerir a lactose.

Nesses alimentos, a lactose é transformada em ácido lático, que pode ser digerida pelos intolerantes.

Grande parte da lactose que o iogurte contém se decompõe no processo de elaboração, fazendo com que o organismo tolere melhor o iogurte do que outros produtos lácteos.

👉 Os iogurtes possuem as bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus; é por causa dessa dupla de micro-organismos responsável pela origem do iogurte que ele pode ser consumido por quem apresenta deficiência na produção de lactase; ou seja, a lactose é transformada por eles em ácido lático. Caem, assim, tanto a quantidade desse açúcar quanto o risco de sintomas aos intolerantes.

👉 O Ideal é consumir o iogurte natural, sem adição de corantes e aromatizantes; eles podem ser enriquecidos com frutas e adoçados com mel por exemplo.

IMPORTANTE: 👉 Os alimentos à base de leite podem ser produzidos sem lactose, através de processos que retiram a proteína do leite. No entanto, todos os leites de origem animal possuem a lactose em sua composição, inclusive o materno. É na fabricação industrial que o composto é removido. Verifique sempre os rótulos.

⚠ NÃO CONFUNDA!

✔ A APLV (alergia a proteina do leite de vaca) é diferente da intolerância à lactose e o seu tratamento também!

✔ A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Portanto, a APLV é uma reação às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).

✔ A intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.

Qualquer tratamento deve ser indicado e iniciado 👉APENAS pelo 👉ALERGISTA.

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp