Intolerância é Diferente de Alergia

Conheça as diferenças entre Intolerância x Alergia

Há sempre muita confusão sobre o que é Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite (APLV); e já vamos explicar que uma é diferente da outra!

🥛 Na APLV o paciente 👉 NÃO pode ingerir leite (A PROTEÍNA) e seus derivados!

🥛 Já na intolerância à lactose, 👉 PODE consumir leite e seus derivados, desde que SEM lactose (O AÇÚCAR do leite); também pode tomar a enzima lactase antes de ingerir qualquer alimento que tenha leite. Ou seja, no segundo caso a conduta e o estilo de vida são bem mais tranquilos e fáceis de lidar.

🥛 Portanto, a APLV é uma reação às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina) e que pode ter reação cruzada com outras proteínas como o leite de cabra, soja.

Os sintomas podem ser vários desde cutâneos até intestinais, podendo ocorrer casos graves de anafilaxia.

🥛 A intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere, muito mais comum na população e nos adultos.

Neste casos os sintomas se restringem a sintomas intestinais, como diarreia, vômitos, sensação de empachamento, entre outros.

Mais informações

PDF: Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 2 - Diagnóstico, tratamento e prevenção. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Consulte seu alergista/imunologista!

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp