Intolerância ao Glúten ou Alergia Alimentar?

Intolerância ao Glúten ou Alergia Alimentar?

✳ Intolerância

👉A Intolerância alimentar depende de mecanismos não alérgicos, que não envolvem reação com anticorpos. Geralmente acontece no sistema digestivo, manifestada por dor abdominal, cólica, diarreia ou constipação intestinal, vômitos.

Pode ter três causas: deficiência enzimática, que gera uma incapacidade de metabolizar determinado alimento; sensibilidade a aditivos alimentares; ou reações adversas que acontecem entre a química dos alimentos.

Na maioria dos casos, na intolerância o processo é mais lento, pode não ser percebido imediatamente, normalmente acontece com a ingestão frequente de uma grande quantidade do alimento.

✳ Alergia

👉As alergias envolvem o sistema imune e são uma hipersensibilidade a determinado alimento ou proteína. É uma reação exacerbada no reconhecimento de alguma proteína, podendo ser imediata ou tardia.

Normalmente é acompanhada por sintomas nas vias respiratórias (falta de ar, chiado, tosse) ou na pele (manchas vermelhas como o exantema ou urticária, inchaço ou coceira), podendo envolver outros órgãos como sistema digestivo e neurológico com menor frequência e até a uma anafilaxia (distúrbio grave na circulação sanguínea e oxigenação).

✳ Sintomas

Clinicamente, os SINTOMAS COMUNS a ambas as situações envolvem o trato gastrintestinal (sistema digestivo). Na alergia o quadro pode ser mais intenso e envolver outros órgãos.

CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Quem tem alergia deve tomar muito cuidado com a contaminação cruzada, que ocorre quando um alimento é processado no mesmo local ou equipamento que outro.

Por exemplo, a aveia em si não contém glúten, mas como normalmente ela é processada nos mesmos equipamentos que o trigo e outros cereais, ocorre uma contaminação cruzada.

Para as pessoas com intolerância, geralmente ela não desencadeia sintomas.

Consulte o alergista/imunologista 😉

Mais informações

Sensibilidade ao glúten na ausência de doença celíaca

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp