Eritema Pigmentar Fixo – O que é?

ERITEMA PIGMENTAR FIXO.

É a forma mais frequente de erupção por droga, tendo-a como única desencadeante. Sua origem alérgica, não está totalmente esclarecida. Sabe-se que qualquer droga pode causar eritema fixo.

As lesões podem ser únicas ou múltiplas e esmaecem em poucos dias deixando pigmentação hipercrômica residual, sendo os anti-inflamatórios e antibióticos, frequentes causadores.

👉 Caracteriza-se por lesão macular de coloração eritêmato-arroxeada, geralmente arredondada, com limites nítidos, medindo alguns centímetros de diâmetro.

👉 A lesão pode ser purpúrica, urticada ou bolhosa nos quadros mais graves. Há sintomas de prurido e sensação de queimação.

👉 Se ocorrer novamente exposição ao medicamento responsável pelo quadro, as manchas podem reaparecer ou ficar mais vivas.

👉 Podem ocorrer em qualquer parte do corpo, até mesmo nas genitálias e mucosas.

👉 Não existe tratamento específico para as manchas, mas com a exclusão do medicamento ela tende a clarear e até desaparecer.

👉 A intensidade do quadro depende da freqüência de ingestão da droga. Quando ocorrem sucessivas exposições, a pigmentação pode tornar-se permanente e surgirem novas lesões em outras áreas.

🔸 Quando processo de cura começa, aparecem descamações e crostas seguidas de uma cor amarronzada escura persistente no local das lesões. A pigmentação tende a ser mais intensa na pessoa de pele escura, a pigmentação desaparece quando o medicamento causal não é mais usado.

🔸 Tratamento Eritema Pigmentar Fixo, tem como objetivo descobrir e afastar a droga responsável.

Consulte seu alergista/imunologista!

Mais informações

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp