Coceira (Prurido) – O que é isso?

A coceira (Prurido) na pele é sintoma muito comum e pode ter diversas causas, podendo afetar apenas uma área específica do corpo ou várias.

Pode causada simplesmente porque a pele esta ressecada ou até mesmo ocultar uma doença grave como um câncer.

👉 A pele seca é uma causa não valorizada pelo paciente e pelo médico que costuma ser frequente causa de coceira, especialmente comum em idosos que utiliza frequentemente banhos quentes, buchas e álcool para alívio do prurido.

👉 Doenças subjacentes podem ser a causa da coceira como a insuficiência renal, diabetes, problemas de tireoide, problemas de fígado, distúrbios metabólicos, problemas sanguíneos, infecções e alguns cânceres.

👉 Pode ocorrer pela picada de insetos, queimaduras solares e algumas doenças da pele tais como psoríase, dermatite atópica, eczema, caspa, micoses, sarna (escabiose) ou piolhos, calor, suor, fricção, contato com a água e alguns produtos químicos ou plantas.

👉 Pode ser causada por reações alérgicas a alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros. Também pode estar associada a fatores psicológicos.

🔻 Dicas Importantes

  • Manter as unhas curtas e limpas, e em caso de se coçar, deve fazê-lo com a palma da mão.
  • Evite roupas muito apertadas, sintéticas e de lã. Prefira roupas folgadas e de algodão.
  • Evite banhos quentes e longos, use sabonetes neutros e líquido. Após o banho seque o corpo com cuidado e aplique em até 3 minutos o creme hidratante.
  • Evite passar álcool na pele para aliviar a coceira, ele apenas resseca ainda mais a pele.

Se o prurido continua a aparecer e não existe nenhuma causa óbvia, se ocorre por todo o corpo ou se existe urticária que continua a voltar, faça uma revisão o mais rapidamente possível.

A coceira inexplicada pode ser um sintoma de uma doença que pode ser grave.

Consulte seu alergista/imunologista!

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp