Causas frequentes de Dermatite de Contato

Quais são as causas mais frequentes de Dermatite de Contato?

Há muita dúvida sobre as Dermatites de Contato, por isso, nos próximos posts abordaremos temas sobre Dermatite de Contato.

👉 LEMBRANDO 👉 a dermatite de contato ou eczema de contato, é uma reação na pele que ocorre devido ao contato de alguma substância (alérgeno) ou objeto irritante, causando alergia ou inflamação na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão intensa e descamação.

👉 Causas frequentes de Dermatite de Contato

  • CALÇADOS E VESTUÁRIOS: substâncias como agentes de curtimento de couro, aceleradores da borracha e antioxidantes em luvas, sapatos, roupa íntima e outras peças de vestuário; corantes.
  • COSMÉTICOS: depilatórias, tintas para cabelo, esmalte de unhas, removedor de esmalte, desodorantes, hidratantes, loções pós-barba, perfumes, filtros solares.
  • MEDICAMENTOS DE USO TÓPICO (NA PELE): antibióticos, anti-histamínicos, anestésicos, antissépticos, estabilizadores.
  • FRAGRÂNCIAS: em artigos de higiene, sabonetes e produtos domésticos perfumados (como detergentes).
  • METAIS: níquel, cobalto, cromatos, mercúrio, ouro.
  • PLANTAS: hera venenosa, carvalho venenoso, sumagre venenoso, ambrósia, prímula, cardo, cascas de manga, cascas de caju.
  • BORRACHA: luvas, preservativos, cateteres, balões (incluindo látex).

Nem sempre é fácil identificar a causa da dermatite; a maioria dos pacientes não têm consciência de todas as substâncias que tocam na sua pele.

Muitas vezes o contato é feito com as mãos (que não sofrem reações), mas, são transmitidas por exemplo para a face (através das mãos), onde a pele é mais sensível, provocando a reação.

O médico alergista/imunologista, deve ser consultado, que aplicará testes específicos como o patch teste, para identificar com precisão a causa da alergia.

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp