Bronquite – Atenção Redobrada!

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, tubos que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares.

Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

Tipos de Bronquite:

A bronquite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (dura por muito tempo e tem alta recorrência).

A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais.

Causas da Bronquite Aguda:

A principal causa desse tipo de bronquite é viral, podendo ser por adenovírus, rinovírus, influenza, etc. Em casos mais raros, a bronquite aguda pode ser causada por bactérias.

Causas da Bronquite Crônica:

No caso da bronquite crônica, a causa vem principalmente do tabaco, já que é ele que irrita as vias aéreas, causando, assim, a doença. Mas, além dele, a bronquite crônica também pode ser desenvolvida devido a exposição exagerada a poluição do ar, produtos químicos, exposição a queimadas ou fogão a lenha ou ainda alterações genéticas.

Sintomas:

Os sintomas da bronquite, tanto aguda quanto crônica, são:
  • Tosse com presença de muco;
  • Ronco ou chiado no peito;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para respirar e falta de ar;
  • Febre e calafrios;
  • Desconforto no peito.

Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas.

Outros sintomas de bronquite crônica consistem em:
  • Alterações nos dedos da mão, semelhante a uma baqueta;
  • Lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio;
  • Infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.

Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados, anualmente, contra a gripe. A dose única para pneumococo também é indicada, uma vez que previne contra pneumonia e outras infecções respiratórias.

Ao constatar algum desses sintomas, consulte um médico!

Mais informações:

Artigo:

2 Respostas

  1. Dotora to disisperada porque meu filho tem uma tosse alérgica toma todo tipo de antialérgico mas não tá fazendo mas efeito pesso que mim ajude
    • Admin
      Boa tarde Adriana! Em primeiro lugar quero agradecer o seu contato e comentário. Eu sou o Administrador do site da Dra. Janaina e peço gentilmente que entre em contato pelo telefone 16. 3234 6174 ou email: contato@drajanainamelo.com.br para agendar uma consulta, caso tenha interesse e ainda não tenha um médico alergista de sua confiança. Somente com um atendimento feito pessoalmente a Dra. poderá investigar a causa e tratamento possível. Grato!

Deixe um comentário

× WhatsApp