Angioedema por Medicamentos

Angioedema é o inchaço do tecido mucoso e submucoso.

Normalmente o Angioedema, se manifesta como o inchaço da face, lábios, língua, pálpebras dos olhos, orelhas, mãos, pés e até mesmo órgãos genitais. Angioedema pode ser grave e potencialmente fatal quando envolve o trato respiratório com edema de glote.

MEDICAMENTOS podem induzir angioedema por diversos mecanismos como alérgico ou degranulação direta, com liberação de mediadores diferentes como a histamina e não histaminérgico.

👉 Os principais medicamentos envolvidos no angioedema agudo, ou seja, aquele que ocorre até 12 horas após o uso do medicamento são os ANTI-INFLAMATÓRIOS (dipirona, diclofenaco, ibuprofeno, entre outros).

Depois os ANTIBIÓTICOS (principalmente as penicilinas como a amoxicilina) e outros como ANTI-HIPERTENSIVOS (principalmente do grupo do captopril e enalapril).

A comprovação do diagnóstico pode ser relacionada com a reprodutibilidade da história, ou seja, tomou o medicamento em mais de um episódio e teve reação.

O tratamento para qualquer situação é a suspensão imediata do medicamento na suspeita e procura de um alergista para realizar o diagnóstico e tratamento corretos.

Consulte o alergista/imunologista 😉

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp