Anafilaxia Induzida por Exercícios

Quadro de anafilaxia induzida por exercício (AIE).

O exercício físico pode desencadear em algumas pessoas o aparecimento de uma síndrome anafilática caracterizada por urticária (manchas vermelhas elevadas), angioedema (inchaço) e até colapso circulatório (queda da pressão) poucos minutos após seu início.

Esse quadro é conhecido como anafilaxia induzida por exercício (AIE).

Você sabia que sentir coceira na pele ou ter falta de ar e inchaço quando faz alguma atividade pode significar que você sofre de uma alergia desencadeada pelo exercício físico?

Isto pode acontecer, e inclusive essa condição pode ser agravada por uma atividade físico-esportiva específica associada à ingestão de alguns alimentos ditos como alergênicos ou medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios.

Anafilaxia induzida pelo exercício embora seja rara, requer especial atenção, pois, pode ser fatal.

Manifesta-se por coceira generalizada, manchas vermelhas na pele, angioedema (inchaço na camada mais profunda da pele, especialmente nos lábios, mãos, pés, olhos ou região genital), sensação de calor generalizado, sintomas gastrointestinais, sensação de falta de ar e chiado devido a obstrução de vias aéreas, e alterações vasculares, podendo chegar ao choque anafilático.

Alguns pacientes apresentam sintomas somente se o exercício for realizado após ingestão de alguns alimentos, particularmente aipo, trigo, camarão e frutos do mar.

Outros fatores que parecem estar implicados no desencadeamento do quadro são: o uso de drogas como o ácido acetil-salicílico e outros anti-inflamatórios não-hormonais, além de condições climáticas como calor intenso e proximidade do período menstrual.

A confirmação do diagnóstico pode ser feita com teste de provocação, a partir de uma corrida em esteira ou bicicleta ergométrica por alguns minutos, além de testes cutâneos e laboratoriais, conduzidos pelo especialista (médico alergista/imunologista).

Consulte o seu alergista 😉

Mais informações

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to contato@drajanainamelo.com.br

× WhatsApp