Alergia a Produtos da Borracha – LÁTEX

Látex é a seiva extraída da seringueira (Hevea Brasiliensis), a qual é misturada com compostos químicos para fabricação de muitos produtos pela sua propriedade elástica, tais como, luvas de borracha, preservativos, balões, borrachas e brinquedos.

A alergia ao látex é mais comum em pessoas expostas regularmente ao produto, como por exemplo, profissionais da saúde ou de beleza que usam constantemente luvas de borracha ou pacientes expostos a procedimentos repetitivos com materiais com látex, por exemplo, múltiplas sondagens.

Reações ao Látex

As reações alérgicas ao látex variam desde quadros de pele como dermatite de contato (vermelhidão, coceira e eczema) ao contato com luvas ou camisinhas, urticária (manchas vermelhas elevadas muito pruriginosas), angioedema (inchaço); podem surgir reações respiratórias (espirros, coceira nasal ou ocular, tosse, falta de ar) ou até mesmo reações anafiláticas (muito graves) que pode ser fatal. Raramente a anafilaxia é a primeira reação à exposição ao látex.

A gravidade das reações alérgicas ao látex pode piorar com a exposição repetida à substância.

Atenção quando ao entrar em contato com bexigas, luvas, camisinha ou materiais a base de borracha você manifestar:

✋ sibilos
✋ tosse
✋ espirros
✋ inflamação na garganta
✋ corrimento nasal
✋ coceira, lacrimejamento
✋ dificuldade em respirar
✋ sibilos
✋ queda da pressão arterial
✋ tontura
✋ perda de consciência
✋ confusão
✋ pulso rápido ou fraco
✋ urticária ou erupção
✋ coceira
✋ vermelhidão da pele

Aproximadamente 50% das pessoas com alergia ao látex pode ter outro tipo de alergia, a síndrome látex-fruta. Certas frutas e vegetais, como bananas, castanhas, kiwi, abacate e tomate podem causar sintomas alérgicos em alguns indivíduos sensíveis ao látex.

Diagnóstico: Além da história completa, é possível completar o diagnóstico com exames cutâneos (prick teste) e exames de sangue específicos (immunocap).

Dado o potencial de uma reação alérgica muito grave, o diagnóstico adequado de alergia ao látex é importante. Caso tenha algum dos sintomas, procure um alergista / imunologista.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

WhatsApp