Alergia aos Corticóides, isso é possível?

Alergia aos Corticóides, parece brincadeira, mas isso realmente existe!

Os corticosteroides ou corticóides (esteróides), são medicamentos usados para tratar uma ampla variedade de doenças inflamatórias, incluindo alergias como rinite alérgica, asma, anafilaxia, dermatites e distúrbios autoimunes e reumatológicos como lúpus, artrite, entre outros.

Podem ser tópicos, orais, inalados e injetados. O mais comum são os efeitos colaterais dos corticoides que não são reações alérgicas, como agitação, estrias, hematomas.

Estima-se que as alergias ocorram em menos de 1% dos casos de pacientes que utilizam o medicamento, mas esses casos, precisam de atenção.

✔ Alergia ao Corticoide Tópico

Os corticosteróides tópicos são aqueles aplicados na pele e os intranasais, que são pulverizados nas narinas. Reações a essas drogas tendem a ser leves e acredita-se que ocorram em até 6% dos casos.

✔ Alergia ao Corticoide Sistêmico

Os corticosteróides sistêmicos são os orais e injetados. Eles são considerados sistêmicos porque são distribuídos por todo o corpo, em oposição ao tratamento localizado. Embora as reações sistêmicas sejam raras, elas podem ser fatais.

Reações imediatas ocorrem mais freqüentemente dentro de 30 a 60 minutos de uma droga a ser tomada.

👉 Os sintomas podem incluir urticária, inchaço (edema), dificuldade respiratória, ritmo cardíaco acelerado, confusão ou outros tipos de erupção cutânea.

O diagnóstico envolveria a história completa e realização de um teste cutâneo com o corticoide específico e de preferência um alternativo. Uma vez que os testes são propensos a falsos negativos, um resultado negativo deve ser seguido por um teste de provocação da droga (em que uma pessoa recebe uma dose baixa até a dose completa da droga para ver se manifesta reação).

Reações não imediatas são geralmente leves e podem ocorrer até 48 horas após o uso de uma droga oral ou injetável. Os sintomas podem incluir urticária ou uma erupção disseminada (generalizada) ou eczemas.

Um dos testes alérgicos que podem ajudar no diagnóstico, são os testes de contato ou patch teste com a leitura em 48h, 72 e 96 horas para compensar a natureza retardada das reações.

👉 Todos estes testes só podem ser realizados por especialista em alergia e imunologia capacitado.

Consulte o alergista/imunologista 😉

Agende uma consulta

Comentários estão fechados.

× WhatsApp